Seja bem-vindo!!!!


Alguém disse uma vez: São as boas garotas que escrevem em diários. As más garotas nunca têm tempo. Eu? Eu apenas quero viver uma vida que irei lembrar. Mesmo que eu não escreva tudo.

Brooke Davis - One Tree Hill


É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem saber ver.

Gabriel Garcia Marquez

sábado, 4 de setembro de 2010

Arceburgo - Engenharia do sabor

Home
Depois de tantos pratos salgados, está na hora de conhecer a arte das doceiras da região. Em Arceburgo, a 465 quilômetros de Belo Horizonte, um bolo coberto de chocolate e recheado com creme e frutas é uma das principais atrações da cidade. E das festas. A autora da proeza é Benedita da Silva Nicola, a dona Benê, de 66 anos, que, com o mesmo talento, faz pães, docinhos, quitandas e outras delícias para casamento e aniversários. Na cozinha, a professora aposentada sabe que “bolo tem que ser perfeito, pois se torna alvo das atenções”. Então, capricha em cada detalhe, usando toda a criatividade ao batizá-los logo que saem do forno. Sem titubear, dá a receita do bolo América, homenagem a uma cliente especial que completava mais uma primavera. Diante do resultado, vê-se que, muito mais do que trabalho culinário, há uma requintada obra de arquitetura. Para deixar o bolo com três apetitosos andares, dona Benê corta daqui, recheia dali, cria camadas, combina cores e sabores, sem esquecer a esplendorosa cobertura. O melhor momento, sem dúvida, está na hora de provar. Diante de tanta gostosura, só resta comer várias fatias. E dar os parabéns à doceira, verdadeira mestra no seu ofício.
Como fazer Bolo América
Ingredientes:
Para a massa
 4 ovos, 2 copos de açúcar refinado, 3 copos de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina, 1 copo e meio de leite quente, 1 colher (sopa, bem cheia) de fermento em pó, essência de baunilha a gosto,
1 pitada de sal
Para o recheio
 200 g de ameixa preta sem caroço, 1 xícara (chá) de açúcar e 2 xícaras (chá) de água
 1 abacaxi, 1 xícara (chá) de açúcar e 2 xícaras (chá) de água
 2 latas de leite condensado, 2 latas (na medida anterior) de leite
 4 colheres (sopa) de amido de milho, 2 gemas e 6 gotas de essência de baunilha
Para a cobertura de brigadeiro
 1,5 lata de leite condensado, 1 lata (na medida anterior) de leite, 2 colheres (de sopa) de chocolate em pó, 1 colher (sopa) de margarina e uma colher (de sopa, bem cheia) de
amido de milho
A massa

Bater as claras em neve e misturá-las, na batedeira, às gemas peneiradas, ao açúcar, à farinha, ao sal e ao fermento em pó. Adicionar o leite quente, já misturado com a manteiga ou margarina. Untar uma fôrma de 30 cm diâmetro e 7 cm de altura, polvilhar com farinha e despejar a massa. Levar ao forno (180 graus) por 35 a 40 minutos.

O recheio

Doce de ameixa: Levar os ingredientes ao fogo até engrossar. Deixar esfriar e bater no liqüidificador.

Doce de abacaxi: Picar o abacaxi, misturá-lo aos demais ingredientes e levar ao fogo até o ponto de doce em calda. Deixar esfriar e bater no liqüidificador.

Creme: Levar os ingredientes ao fogo até engrossar.

Cobertura: Levar os ingrediente ao fogo até o ponto de brigadeiro mole. Deixar esfriar.

A montagem

Deixar o bolo esfriar e cortá-lo em três partes horizontais, umedecendo-as com um pouco de leite açucarado misturado com baunilha. Na primeira camada, passar creme e depois doce de abacaxi, cobrindo com a outra parte do bolo. Sobre a segunda, passar creme e doce de ameixa, cobrindo com a terceira parte. A última etapa será a cobertura de brigadeiro. 
Receita fornecida por Benedita da Silva Nicola,
de Arceburgo 
Todos os caminhos levam às delícias da culinária mineira. É só seguir as placas e encontrar comidas preparadas no fogão a lenha, em panelas de ferro, como acontece há mais de 200 anos. A hospitalidade tradicional do povo mineiro está presente em todas as paradas.
Boa viagem!


visitem este endereço e vejam mais receitas criadas aqui no nosso querido estado      Minas Gerais
http://sites.uai.com.br/guiagastronomia/mapadosite.htm


Um comentário: