Seja bem-vindo!!!!


Alguém disse uma vez: São as boas garotas que escrevem em diários. As más garotas nunca têm tempo. Eu? Eu apenas quero viver uma vida que irei lembrar. Mesmo que eu não escreva tudo.

Brooke Davis - One Tree Hill


É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem saber ver.

Gabriel Garcia Marquez

domingo, 26 de setembro de 2010

Oficina : Ciranda de Artes II

Oficina
Ciranda de Artes II
Tema: Recanto dos pássaros


Arte- educadora     Iara Cristina Silva Nicola

2010/2011



Introdução
O projeto consiste em investigar os aspectos da natureza e paisagem da nossa cidade, em especial o RECANTO DOS PÁSSAROS, sob o enfoque da pintura e, paralelamente, abrir esta experiência por meio de oficinas de desenho ao ar livre.
O contato íntimo com a natureza será o fio condutor para o exercício de descondicionamento do olhar
(Saber o que se quer, olhar sem a contaminação dos modelos existentes, buscar dentro d'alma um olhar mais significativo e tocante, são questões essenciais do Descondicionamento do Olhar.). Diferenciando a prática de pintura de uma ação apenas descritiva, a atividade exaustiva da observação, que na paisagem estende-se por todo corpo, implica em absorver uma carga complexa de elementos como luminosidade, temperatura, sonoridade, entre outros fatores atmosféricos, temporais e emocionais que permeiam a relação do artista com o ambiente.
Transpor uma pesquisa em pintura, até então desenvolvida no cenário arquitetônico da cidade de Arceburgo, para uma área verde como o recanto dos pássaros, o parque ambiental...compreendendo por “ambiente” não apenas os fatores naturais, mas também humanos, visto o contato com a população local, significa uma experiência de grande vitalidade.
“E a idéia é fazer com que essa atividade gere um arrastão coletivo e desperte a curiosidade de toda a comunidade local”.
Por meio da Arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação, apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo ao indivíduo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada”. (BARBOSA, 2003, p.18)

Objetivo geral:
Tem-se por objetivo geral o conhecimento da fauna e da flora de Arceburgo, bem como a valorização do meio ambiente e o mais importante a interação social, pois ela modifica o comportamento dos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles.

Objetivo especifico:
Através do conhecimento da fauna e da flora da nossa cidade, será desenvolvida  técnicas da arte visual ( desenho, mosaico, pintura, colagem, textura etc.), apresentar –se à não apenas um desenvolvimento técnico, nas sobretudo uma humanização.
Tendo como foco, crianças , jovens e pessoas da 3ª idade, que são aqueles que infelizmente estão inseridos numa sociedade cada vez mais fria e pouco humana. Sociedade que não destruiu mas esqueceu de seus valores primeiros.
O conhecimento buscado, é aquele que impulsionará uma melhora na capacidade criadora, motora e técnica ,levando assim a criar uma mudança de atitude para com tudo e todos , vindo este fazer uma mudança em seu comportamento social .
Os métodos aplicados visam sempre o aprendizado de respeito, disciplina, limites, trabalho em equipe e valorização da coordenação motora.
O trabalho será realizado de acordo com a aptidão de cada um, sendo respeitadas a capacidade, a criatividade e a vontade do assistido.
Metodologia de Ensino para Crianças
A Oficina Ciranda de Artes terá uma metodologia de ensino própria para as crianças baseada no ensino da arte através de “observação e estudo da fauna e flora do nosso município”.
A Oficina terá como inspiração o RECANTO DOS PÁSSAROS. Os conteúdos serão desenvolvidos através de atividades artísticas individuais e coletivas com o auxílio da pesquisa, respeitando o desenvolvimento cognitivo e psicomotor de cada aluno dentro do grupo.
As técnicas artísticas serão experimentadas em diversas idades e adaptadas a cada nível. As atividades são realizadas baseando-se no interesse e na descoberta. Em tudo há uma busca da identidade artística na forma de expressão dos alunos como meta artística.



Arte para a 3ª idade
Terceira idade. Sim, aqueles a quem devemos todo o respeito, a quem devemos ceder o lugar no ônibus, metrô e lugar na fila. Não só pela lei, mas por que devemos isso a eles. Boa parte da sociedade atual tem rejeitado alguns valores e não se importam mais com os antigos. Antes, as crianças se sentavam ao redor dos mais experientes para ouvir palavras de sabedoria, palavras de quem já tinha vivido muito, e que agora, quase como tradição, explicava como era a vida de fato. Mas agora a realidade é totalmente diferente, oposta a tudo isso. Atualmente existe um preconceito absurdo e sem sentido com a terceira idade. Como se não tivesse valor, há histórias de alguns jogados em asilos, outros que vão até morar na rua, por serem expulsos de casa pelos próprios filhos. O respeito aos mais velhos agora é raro, exceção.

E uma dessas exceções será a oficina Ciranda de Artes II, que traz projetos para cidadãos da terceira idade.
Podemos ver que uma sociedade utópica, que também re-inclui quem um dia lutou pela liberdade de expressão, respeito ao próximo, que lutou pelos direitos que hoje todos os brasileiros tem, assim também como pela inclusão social, é possível. É com uma sociedade assim que o país vai para frente.
Atividades de desenho, pintura, com objetivo de proporcionar momentos de criação, relaxamento, produção e expressão artística.

MISSÃO DO PROJETO :
1 – Através da arte, fazer a Inclusão Social e Cultural de Crianças , Jovens e 3ª idade;
2 - Estimular a autoconfiança, o discernimento, a disciplina e a concentração no trabalho artístico;
3 - Promover habilidades, preencher o tempo ocioso do adolescente;
3 - Desenvolver o gosto estético e os aspectos físico, intelectual, cultural, emocional e perceptivo da criança , do jovem e do idoso;
4 – Compreender e apreciar a arte como importante meio de expressão e comunicação;
5 – Estimular a integração social entre os jovens, crianças suas famílias e a sociedade;
6 – Promover e contribuir para a formação e desenvolvimento da vida comunitária;
7 – Contribuir para o desenvolvimento humano, cultural, artístico, social, econômico e bem-estar da comunidade;
8 – Colaborar com poderes públicos e outras entidades na solução de problemas da região.

PÚBLICO ALVO:
Crianças, adolescentes, adultos da comunidade e 3ª idade de ambos os sexos.
Esse projeto propicia a todos os participantes, a oportunidade de participar de um processo inovador de aprendizado, produzindo arte com materiais de natureza diversa como, papel, mosaico, pintura, colagem entre outros.
A Arte é disciplinadora desenvolve a concentração, o respeito aos colegas, ao ambiente e aos trabalhos de outras pessoas, promove o autoconhecimento.

CONTEÚDO DO PROJETO :

Entre o conteúdo programático das aulas, estão :
Apresentação do material utilizado;
Estudo das cores;
Cuidados e manuseios com pincéis;
Desenhos;
Textura;
Sombras e luzes;
Técnica de pintura dimensional;
Pintura e colagem;

Pintura à Óleo Sobre Tela;

 Papietagem;

 Textura e reciclagem.
Monitoramento e avaliação:
No final da oficina, será desenvolvida  á criação de uma obra de visão única de cada indivíduo, a cerca do tema debatido e vivenciado na prática do desenvolvimento de sua respectiva técnica e forma de se expressar,para que também encontre este a sua própria maneira de se expressar. Aliviando assim sua possível forma de ver o mundo e as pessoas que nele estão inseridas. Realizando posteriormente uma exposição dos trabalhos realizados.

Resultados esperados
Espera-se que ocorra uma mudança não única e exclusiva da técnica, mas principalmente na forma de ver e interpretar o mundo que esta a sua volta, saber perceber que a  "A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas"  e  que quando um indivíduo é levado a experimentar e refletir sobre si e o mundo, que é o que a arte proporciona, é encaminhado nos passos do desenvolvimento do ser humano. Só esta informação já nos dá uma pequena visão da Função da Arte. Passam a ser seres que pensam! E, como diria o poeta “quem pensa por si mesmo, é livre e, ser livre, é coisa muito séria!” (Renato Russo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário