Seja bem-vindo!!!!


Alguém disse uma vez: São as boas garotas que escrevem em diários. As más garotas nunca têm tempo. Eu? Eu apenas quero viver uma vida que irei lembrar. Mesmo que eu não escreva tudo.

Brooke Davis - One Tree Hill


É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem saber ver.

Gabriel Garcia Marquez

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O Calendário Maia

O TEMPO MATEMÁTICO DOS MAIAS

O TEMPO MATEMÁTICO DOS MAIAS
por Victoria Hardy




Signos que assinalam os meses do calendário Maia. Para saber mais sobre cada mês, visite o website MAYA PORTAL (em inglês). Para os maias o tempo tinha seus segredos; segredos de natureza matemática. A realidade se repete em ciclos. Quem estudar a matemática dos fatos passados, encontrando igualdades e proporções poderá prever o que pode acontecer e quando pode acontecerá, seja uma Idade do Ouro ou o cataclisma do futuro.

O calendário Maia intriga muitos estudiosos em todo o mundo. O conceito de tempo e o uso dos calendários são fascinantes; tanto mais que o calendário é um elemento fundamental do fenômeno "civilização". O professor e pesquisador especialista em calendário maia, Ian Xel Lundgold, chama a atenção para a idéia de que "quem controla o calendário, controla a civilização"; porque em civilização as pessoas necessitam de comunicação pela sincronia de uma série de atividades rotineiras que sustentam a ordem cotidiana.

Os dias são regulados por horas, momentos marcados; datas para os encontros, para o pagamento das contas, para o cumprimento de expectativas, períodos marcados para trabalhar e para descansar (férias). O tempo é isso, a medição dos momentos de duração dos seres e de suas relações, com base em um marco inicial imaginário e mutuamente acordado, em sociedade.

Nos países que usam o sistema cronológico ocidental, o tempo é regulado pelo calendário Gregoriano, estabelecido pelo Papa Gregório XIII em 1582 e que foi adotado aos poucos em todo no mundo católico-cristão. Em resposta à a gradual perda de prestígio secular da Igreja de Roma (influência do Vaticano no mundo) e com a valorização das culturas regionais, outros calendários ganharam visibilidade. Hoje, fala-se muito no calendário do Islã (mês de Ramadã), no ano judaico e, desde o início do terceiro milênio, tem crescido o interesse pelo místico exotismo do "Calendário Maia" segundo o qual, o "Fim dos Tempos" virá com dia e hora marcados: 21 de dezembro de 2012.

Lundgold explica que o calendário maia, chamado Haab identifica os chamados "ciclos de criação e destruição". Os maias entendiam que as coisas se repetem ciclicamente em todas as esferas do ser, seja o universo inteiro, seja uma civilização, um planeta ou a vida de um indivíduo. [A sabedoria também se repete: na Bília, no livro atribuído a Salomão, esse idéia aparece em palavras claras.]. Considerando que o desenrolar dos acontecimentos estão submetidos a ciclos, seria possível, a partir do estudo de fatos passados desenvolver, matematicamente, um diagnóstico para os tempos futuros.

O Haab - o ano maia - compreendia dois períodos: o Tun ou Tzolkin, com 360 dias divididos em 18 meses de 20 dias; e o período de Xma Kaba Kin, de 5 dias, considerados azarados. O dia nº 0 da Era atual é situado em 3.113 a.C., quando Vênus desaparece no oeste enquanto as Pleiades nascem no leste fechando um ciclo de 5.125 anos, em 21 de dezembro de 2012. 




FONTE
Mayan Calendar and Time
In AMERICAN CRONICLE publicado em 22/01/2007

3 comentários:

  1. amo ser uma maia e tenho o maior orgulho disso sou guerreira sou da maia sou assim e morro pelo o meu país eu sou katieli natalia gobbi da maia
    bjs ate mais

    ResponderExcluir
  2. oi amei seu blog. me explique como foi o fim da sociedade
    maia . ate hoje eu tenho duvida .

    ResponderExcluir